Provas

Segue algumas provas de matemática comentadas:

SomaCEFET2013

Matemática ENEM 2009 SOMA II

CEFET 2º SEMESTRE 2009

UFOP 2 2009 comentada

PROVA DE MATEMÁTICA UFMG 2010

Prova UFMG 2008 SOMA

ENEM 2009 a 2018

43 Respostas to “Provas”

  1. Guilherme Says:

    Boa tarde professor ! Com gentileza vc poderia me ajudar com esta questão do CEFET-MG ?

    O conjunto dos valores de x ∈ IR para que log(1 – 2x)
    (2 – x – x²) exista como número real é ?

  2. Tayna Lucena Says:

    Olá professor poderia me ajudar com essa questao do cefet.. do 1 semestre do ano de 2009

    A reta r tangencia a parábola de equação y= -3x^2 – 4x + 1, no ponto P(a,b), como mostra a figura abaixo. A média aritmética das coordenadas do ponto P vale?
    https://s.yimg.com/hd/answers/i/67f4334816b84f0cb732283bb8e004a3_A.jpeg?a=answers&mr=0&x=1396916478&s=35c3157f14d6ccf4185673b66858c3b4

    Ps . A RESPOSTA É -1/2. Muito obrigada.

    • A Matemática no Vestibular Says:

      Primeiro vamos determinar a equação da reta que passa pelos pontos (-2,0) e (0,4) conforme o gráfico. Ao determinarmos a equação, iremos encontrar y = 2x + 4. Como a reta e a parábola possuem um ponto em comum, igualamos as funções.
      -3x^2 - 4x + 1 = 2x + 4
      Logo, iremos encontrar a equação:
      -3x^2 - 6x - 3 = 0
      Ao determinarmos as raízes, iremos ver que é uma equação com raiz dupla, x’ = -1 e que ao substituirmos o valor de x na parábola ou na equação da reta, teremos o y = 2. Esse ponto (-1,2) = (a,b) logo, a média aritmética é (-1 + 2)/2 = -1/2.
      Abraços

  3. Tayna Lucena Says:

    mtooo obrigadaaaa professor…foi de grande ajuda.. 🙂

  4. Tayna Lucena Says:

    olá professor..poderia me ajudar com mais uma questão do cefet….
    Sabe-se que o gráfico de y=f(g(x)) abaixo está fora de escala, e que esta função ,com raízes 0,1 e 3, foi obtida compondo-se as funções f(x)= |x|- 5 e g(x)= ax^2 + bx + c.

    https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/v/t35/1622482_600149396740631_1574096185_o.jpg?oh=33f0a653bfa537b16e8496f9752d6e8f&oe=53129319&__gda__=1393731994_3ace13860cfb37931af7373e0925ee04

    O valor de | a.b.c | é igual a

    a)2^3.5
    b)2.3^3
    c)2.5^3
    d)3.5^3
    e)3^3.5
    A resposta é letra d..
    mtooo obrigada..

    • A Matemática no Vestibular Says:

      O link que colocou dá erro, preciso ver o gráfico.
      Aguardo retorno para poder ajudar!
      🙂

    • A Matemática no Vestibular Says:

      Acredito que o gráfico referente à questão seja esse:
      http://www.geogebratube.org/student/mLTC8z5q7
      Como podemos ver:
      y = f(g(x)) logo
      y = |ax^2+bx+c| - 5 como o gráfico passa pela origem, podemos concluir que c = 5 pois na função y temos após o módulo – 5, o que faria com que o gráfico “descesse” 5 unidades, e como após essa “descida” ele encontra-se na origem, é porque ele encontrava-se 5 unidades acima!!!
      Agora imaginemos o gráfico da parábola contínua, sem a reflexão do módulo:
      http://www.geogebratube.org/student/meB5qJPVM
      Iremos perceber que temos dois pontos, A(1,-10) e B(2,-10) e a função em questão seria y = ax^2 + bx, substituindo os pontos A e B nesta função iremos formar o sistema:

      \begin{cases} a + b  = -10 \\ 4a + 2b = -10 \end{cases}

      que ao ser resolvido, iremos encontrar a = 5 \ e \ b = -15
      Logo:
      |a.b.c| = |(5).(-15).(5)| = 3.5^3
      🙂

      • Carolina Ferreira Says:

        Não entendi como vc achou os 2 pontos. Pode me explicar?

      • A Matemática no Vestibular Says:

        Ao colocarmos a função no módulo, iremos ter uma reflexão, e não teremos a parte negativa da função.
        Observe que após o módulo há um -5, deslocando a função 5 pontos para baixo, e como temos a reflexão, temos um total de -10, os pontos são determinados através da imagem -10 com a função sem o módulo ficaria
        y = 5x^2 - 15x
        igualando a função para -10 iremos encontrar as raízes 1 e 2, que nos fornecem os pontos (1,-10) e (2,-10)
        Entendeu agora?
        Abraços

      • Bruno Cinza Says:

        Obrigado cara !

  5. Rhaiane Karolaine Says:

    Professor boa tarde sera que seria possível vc me ajudar com essa questão?
    No plano cartesiano, duas retas r e s se interceptam num ponto S(x,0) e tangenciam a circunferência x²+y²=10 nos pontos P(3,p) e Q(3,q), respectivamente. Os pontos P,Q,S e O, sendo O o centro da circunferência, determinam um quadrilátero cuja área, em unidades de área é

  6. Rhaiane Karolaine Says:

    Professor boa tarde sera que seria possível vc me ajudar com essa questão?
    No plano cartesiano, duas retas r e s se interceptam num ponto S(x,0) e tangenciam a circunferência x ²+y ²=10 nos pontos P(3,p) e Q(3,q), respectivamente. Os pontos P,Q,S e O, sendo O o centro da circunferência, determinam um quadrilátero cuja área, em unidades de área,

    • A Matemática no Vestibular Says:

      Vamos primeiro visualizar a situação, temos uma circunferência de centro na origem e raio \sqrt{10}.
      Sabemos que os pontos de tangencia irão formar triângulos retângulos e que o ponto S(x,0) encontra-se no eixo x, logo, temos que o quadrilátero é formado por dois triângulos congruentes e simétricos em relação ao eixo x. Basta calcular a área de um triângulo e multiplicarmos por 2!!!
      O triângulo OPS é retângulo em P, usando o Teorema de Pitágoras, poderemos achar a altura relativa à hipotenusa:
      (\sqrt{10})^2 = 3^2 + h^2, logo, h = 1
      Para determinarmos o valor de x no ponto S, faremos uso das relações métricas no triângulo retângulo, h^2 = mn
      1^2 = 3.x, logo
      x = \dfrac{1}{3}, não podemos esquecer que esse valor deve ser somado com 3 para descobrirmos o valor da abscissa, então S(\frac{10}{3},0)
      Agora podemos calcular a área do triângulo de base 10/3 e altura 1, sua área é bh/2 = 5/3, como são dois triângulos, a área do quadrilátero será o dobro ou seja, 10/3!!!! 🙂
      Acesse: http://www.geogebratube.org/student/mu6phprhl

  7. Tayna Lucena Says:

    Ajudou mtooooo professor..mtoo obrigada 🙂

  8. Tayna Lucena Says:

    Professor…vc poderiaa me ajudar cm essa questao do cefet ?
    A função f(x)=secx.sen(2x).sen^2(x + π/2).cos(π-x).tg^2x deve ser reescrita como produto de uma constante pelas funções seno e cosseno, calculadas no mesmo valor x, como f(x)= k.(Sen^m).x.(cos^n).x. O valor de m é?

  9. victor Says:

    Professor, não entendi muito bem o que é pra ser feito na recuperação dada na Funec Alvorada, pode explicar, pf?

  10. Fernando Says:

    Outra questão… Se dobrar uma quantia é aumentá-la em 100%, quadruplicar uma quantia é aumentá-la em quanto por cento?
    Gostaria de saber se pensei corretamente, pois não tenho resposta da questão.

    abraços.

  11. Fernando Says:

    Boa Tarde Professor … Como vai, td bem?
    Estou com mais duvidas.
    Qual é o numero total de palindromos de cinco algarismos? e de seis algarismos?

    • A Matemática no Vestibular Says:

      Palíndromo é uma palavra, frase ou qualquer outra sequência de unidades que tenha a propriedade de poder ser lida tanto da direita para a esquerda como da esquerda para a direita.
      Vejamos então para o primeiro caso, de cinco algarismos, tomando as posições da esquerda para a direita:
      Para a primeira posição temos 9 possíveis escolhas, o zero está descartado.
      Para a segunda posição temos 10 possíveis escolhas.
      Para a terceira posição temos 10 possíveis escolhas.
      Para a quarta posição temos uma possível escolha pois, deverá ser o mesmo algarismo da segunda posição.
      Para a quinta posição temos uma possível escolha pois, deverá ser o mesmo algarismo da primeira posição.
      Logo, pelo PFC temos que 9x10x10x1x1=900 palíndromos.
      Usando o mesmo raciocínio para o de seis algarismos iremos concluir pelo PFC que 9x10x10x1x1x1=900 palíndromos!!!
      Assim como 5 e 6 algarismos são iguais o número de palíndromos,3 e 4 e 7 e 8…

  12. Fernando Says:

    Professor estou com mais uma dúvida quanto a resolução de questões que envolvem torneiras com vazão…….e a seguinte:

    Duas torneiras A e B são usadas para encher um tanque, utilizando sua vazão máxima. A torneira A, sozinha, enche o tanque em 6 horas e a torneira B, em 4 horas. Estando o tanque vazio, a torneira A é aberta durante certo tempo, até que a água atinja 1/3 do volume do tanque. Após esse tempo, as duas torneiras passam a trabalhar juntas. O tempo total gasto ara encher o tanque é igual a:
    a)3H e 6 min. b)3H 12 min. c)3H 36min d)3H 40min e)3H e 48 min.

    Desde já, professor lhe agradeço pela atenção.
    abraços

    • A Matemática no Vestibular Says:

      Considerando que 1/3 do tanque já foi preenchido, então temos que:
      A torneira A o encherá em 240 min enquanto que a torneira B em 160 min.
      \dfrac{t}{160} + \dfrac{t}{240} = 1

      3t + 2t = 480

      t = 96
      Logo, são 96 min = 1h36min mais as 2h da torneira A para preencher os 1/3 do tanque, totalizando 3h36min, alternativa C.

  13. Fernando Says:

    Estou com a seguinte dúvida:
    Um estudo publicado este ano afirma que a probabilidade de ocorrer uma reação alérgica decorrente de um tipo de vacina A em um adulto é de 15%. A pesquisa foi publicada online por uma revista especialista na área. Considere agora, que um grupo de 12 alunos recebeu uma dose da vacina A. A probabilidade de que pelo menos 5/6 dos adultos desse grupo não apresentem reação alérgica é de aproximadamente:
    a)73.6% b)74.1%c)75.8%d)76.5%e)77.3%

    • A Matemática no Vestibular Says:

      Confesso que não fiquei satisfeito com minha solução, uma vez que há a necessidade do uso de calculadora, mas não vejo outra solução, então:
      a probabilidade de ocorrer uma reação alérgica decorrente de um tipo de vacina A em um adulto é de 15% e a de não ocorrer é 85%, 5/6 de 12 são 10 pessoas, como há o “pelo menos”, devemos interpretar que podem ser 10, 11 ou 12 pessoas.
      P(x = 10 \ ou \ x = 11 \ ou \ x = 12) = C_{12, 10}.(0,15)^2.(0,85)^{10} + C_{12, 11}.(0,15).(0,85)^{11} + C_{12, 12}.(0,85)^{12}

      P(x = 10 ou x = 11 ou x = 12) = 0,292358 + 0,301218 + 0,142242 = 0,735818 = 73,5818%
      Alternativa A

  14. Fernando Says:

    Parabéns pelo excelente trabalho desempenhado e desenvolvido por você nesse presente Blog.

  15. Adilson Luciano Silva Says:

    Parabéns Marcelo pelo excelente trabalho.

  16. Fernando Says:

    Duas torneiras A e B com vazão constante, enchem um tanque em 6 horas, quando abertas simultaneamente. A torneira A, sozinha, leva 5 horas a menos que a torneira B para encher o tanque. O tempo que a torneira B sozinha, gasta para encher o tanque, em horas é:

  17. Fernando Says:

    Um levantamento realizado pelo departamento de
    Recursos Humanos de uma empresa mostrou
    que 18% dos seus funcionários são fumantes.
    Sabendo-se que 20% dos homens e 15% das
    mulheres que trabalham nessa empresa fumam,
    pode-se concluir que, do total de funcionários
    dessa empresa, os funcionários do sexo
    masculino representam

  18. Grazzielle Moreira Says:

    Obrigada pela ajudinha.. Valeu apena e me ajudou a entender esse exercício. Beijos

  19. Grazzielle Moreira Says:

    Então Marcelo quarta-feira temos sua prova na Funec Oitis, só que estou com varias duvidas. Me ajude a resolver esse exercicio por favor :
    01) Determine a função que contem os seguintes pontos:
    a) A(3;5) e B(5;11)
    b) M(4;3) e N(-3 ; -11)
    02) Obtenha a função de 1º grau cujo grafico passa por:
    a) A(0;3) e B(-1;2)
    b) K(1;6) e L(-2;-3)
    c) C(3;7) e D(0;0)
    d) M(-1;3) e N(0;0)
    Aguardo respostas.. Obrigadaa 🙂

    • A Matemática no Vestibular Says:

      1a)
      Primeiro, vamos determinar o valor da taxa de variação, a:
      a = \dfrac{11-5}{5-3} = \dfrac{6}{2} = 3
      Agora, vamos escolher um dos pontos para determinar o termo independente b, substituindo em y = ax + b
      5 = 3.(3) + b
      5 = 9 + b
      b = -4
      logo, a função a ser determinada é y = 3x – 4.
      1b)
      Primeiro, vamos determinar o valor da taxa de variação, a:
      a = \dfrac{-11-3}{-3-4} = \dfrac{-14}{-7} =2
      Agora, vamos escolher um dos pontos para determinar o termo independente b, substituindo em y = ax + b
      3 = 2.(4) + b
      3 = 8 + b
      b = -5
      logo, a função a ser determinada é y = 2x – 5.

      2a)
      Primeiro, vamos determinar o valor da taxa de variação, a:
      a = \dfrac{2-3}{-1-0} = \dfrac{-1}{-1} = 1
      Agora, vamos escolher um dos pontos para determinar o termo independente b, substituindo em y = ax + b
      3 = 1.(0) + b
      3 = 0 + b
      b = 3 (observe que não haveria necessidade de calcular o valor de b pois o ponto (0,3) é um ponto sobre o eixo y, ou seja, é o b)
      logo, a função a ser determinada é y = x + 3.
      2b)
      Primeiro, vamos determinar o valor da taxa de variação, a:
      a = \dfrac{-3-6}{-2-1} = \dfrac{-9}{-3} = 3
      Agora, vamos escolher um dos pontos para determinar o termo independente b, substituindo em y = ax + b
      6 = 3.(1) + b
      6 = 3 + b
      b = 3
      logo, a função a ser determinada é y = 3x + 3.
      2c)
      Primeiro, vamos determinar o valor da taxa de variação, a:
      a = \dfrac{7-0}{3-0} = \dfrac{7}{3}
      Como o gráfico passa pela origem, (0,0), então b = 0, temos uma função linear, y = ax
      logo, a função a ser determinada é:
      y = \dfrac{7}{3}x
      2d)
      Primeiro, vamos determinar o valor da taxa de variação, a:
      a = \dfrac{3-0}{-1-0} = \dfrac{3}{-1}=-3
      Como o gráfico passa pela origem, (0,0), então b = 0, temos uma função linear, y = ax
      logo, a função a ser determinada é:
      y = -3x
      Bom domingo!

  20. jaime Says:

    Professor quero pegar as provas corrigas e o material disponivel.
    Obrigado.

  21. Igor Says:

    Qual a relação que se pode fazer entre um triângulo de lados raiz de 39, raiz de 5/2 e 5,1?

    • mathhiperbolica Says:

      O mais próximo que existe é vc determinar se o triângulo é obtusângulo, acutângulo ou retângulo. Dados a, b e c. Admitndo-se que c é o maior lado :

      Se c^2 > b^2+a^2 – obtusangulo.

      logo, pelos dados fornecidos pelo problema, teremos
      39 > 2,5 + 26,01, ou seja, o triângulo é obtusângulo

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