Primeiro vamos determinar a equação da reta que passa pelos pontos (-2,0) e (0,4) conforme o gráfico. Ao determinarmos a equação, iremos encontrar y = 2x + 4. Como a reta e a parábola possuem um ponto em comum, igualamos as funções.
Logo, iremos encontrar a equação:
Ao determinarmos as raízes, iremos ver que é uma equação com raiz dupla, x’ = -1 e que ao substituirmos o valor de x na parábola ou na equação da reta, teremos o y = 2. Esse ponto (-1,2) = (a,b) logo, a média aritmética é (-1 + 2)/2 = -1/2.
Abraços
olá professor..poderia me ajudar com mais uma questão do cefet….
Sabe-se que o gráfico de y=f(g(x)) abaixo está fora de escala, e que esta função ,com raízes 0,1 e 3, foi obtida compondo-se as funções f(x)= |x|- 5 e g(x)= ax^2 + bx + c.
Acredito que o gráfico referente à questão seja esse: http://www.geogebratube.org/student/mLTC8z5q7
Como podemos ver:
logo
como o gráfico passa pela origem, podemos concluir que pois na função y temos após o módulo – 5, o que faria com que o gráfico “descesse” 5 unidades, e como após essa “descida” ele encontra-se na origem, é porque ele encontrava-se 5 unidades acima!!!
Agora imaginemos o gráfico da parábola contínua, sem a reflexão do módulo: http://www.geogebratube.org/student/meB5qJPVM
Iremos perceber que temos dois pontos, A(1,-10) e B(2,-10) e a função em questão seria , substituindo os pontos A e B nesta função iremos formar o sistema:
Ao colocarmos a função no módulo, iremos ter uma reflexão, e não teremos a parte negativa da função.
Observe que após o módulo há um -5, deslocando a função 5 pontos para baixo, e como temos a reflexão, temos um total de -10, os pontos são determinados através da imagem -10 com a função sem o módulo ficaria
igualando a função para -10 iremos encontrar as raízes 1 e 2, que nos fornecem os pontos (1,-10) e (2,-10)
Entendeu agora?
Abraços
Professor boa tarde sera que seria possível vc me ajudar com essa questão?
No plano cartesiano, duas retas r e s se interceptam num ponto S(x,0) e tangenciam a circunferência x²+y²=10 nos pontos P(3,p) e Q(3,q), respectivamente. Os pontos P,Q,S e O, sendo O o centro da circunferência, determinam um quadrilátero cuja área, em unidades de área é
Professor boa tarde sera que seria possível vc me ajudar com essa questão?
No plano cartesiano, duas retas r e s se interceptam num ponto S(x,0) e tangenciam a circunferência x ²+y ²=10 nos pontos P(3,p) e Q(3,q), respectivamente. Os pontos P,Q,S e O, sendo O o centro da circunferência, determinam um quadrilátero cuja área, em unidades de área,
Vamos primeiro visualizar a situação, temos uma circunferência de centro na origem e raio .
Sabemos que os pontos de tangencia irão formar triângulos retângulos e que o ponto S(x,0) encontra-se no eixo x, logo, temos que o quadrilátero é formado por dois triângulos congruentes e simétricos em relação ao eixo x. Basta calcular a área de um triângulo e multiplicarmos por 2!!!
O triângulo OPS é retângulo em P, usando o Teorema de Pitágoras, poderemos achar a altura relativa à hipotenusa:
, logo,
Para determinarmos o valor de x no ponto S, faremos uso das relações métricas no triângulo retângulo,
, logo
, não podemos esquecer que esse valor deve ser somado com 3 para descobrirmos o valor da abscissa, então
Agora podemos calcular a área do triângulo de base 10/3 e altura 1, sua área é bh/2 = 5/3, como são dois triângulos, a área do quadrilátero será o dobro ou seja, 10/3!!!! 🙂
Acesse: http://www.geogebratube.org/student/mu6phprhl
Professor…vc poderiaa me ajudar cm essa questao do cefet ?
A função f(x)=secx.sen(2x).sen^2(x + π/2).cos(π-x).tg^2x deve ser reescrita como produto de uma constante pelas funções seno e cosseno, calculadas no mesmo valor x, como f(x)= k.(Sen^m).x.(cos^n).x. O valor de m é?
Será abordado o tópico de logaritmos, estude pelo simulado.
Baixe o arquivo Questões Comentadas II na página Equações e Inequações, fiz uma alteração no arquivo, acredito que tenha ficado mais objetivo.
Abraços!
Outra questão… Se dobrar uma quantia é aumentá-la em 100%, quadruplicar uma quantia é aumentá-la em quanto por cento?
Gostaria de saber se pensei corretamente, pois não tenho resposta da questão.
Palíndromo é uma palavra, frase ou qualquer outra sequência de unidades que tenha a propriedade de poder ser lida tanto da direita para a esquerda como da esquerda para a direita.
Vejamos então para o primeiro caso, de cinco algarismos, tomando as posições da esquerda para a direita:
Para a primeira posição temos 9 possíveis escolhas, o zero está descartado.
Para a segunda posição temos 10 possíveis escolhas.
Para a terceira posição temos 10 possíveis escolhas.
Para a quarta posição temos uma possível escolha pois, deverá ser o mesmo algarismo da segunda posição.
Para a quinta posição temos uma possível escolha pois, deverá ser o mesmo algarismo da primeira posição.
Logo, pelo PFC temos que 9x10x10x1x1=900 palíndromos.
Usando o mesmo raciocínio para o de seis algarismos iremos concluir pelo PFC que 9x10x10x1x1x1=900 palíndromos!!!
Assim como 5 e 6 algarismos são iguais o número de palíndromos,3 e 4 e 7 e 8…
Professor estou com mais uma dúvida quanto a resolução de questões que envolvem torneiras com vazão…….e a seguinte:
Duas torneiras A e B são usadas para encher um tanque, utilizando sua vazão máxima. A torneira A, sozinha, enche o tanque em 6 horas e a torneira B, em 4 horas. Estando o tanque vazio, a torneira A é aberta durante certo tempo, até que a água atinja 1/3 do volume do tanque. Após esse tempo, as duas torneiras passam a trabalhar juntas. O tempo total gasto ara encher o tanque é igual a:
a)3H e 6 min. b)3H 12 min. c)3H 36min d)3H 40min e)3H e 48 min.
Desde já, professor lhe agradeço pela atenção.
abraços
Estou com a seguinte dúvida:
Um estudo publicado este ano afirma que a probabilidade de ocorrer uma reação alérgica decorrente de um tipo de vacina A em um adulto é de 15%. A pesquisa foi publicada online por uma revista especialista na área. Considere agora, que um grupo de 12 alunos recebeu uma dose da vacina A. A probabilidade de que pelo menos 5/6 dos adultos desse grupo não apresentem reação alérgica é de aproximadamente:
a)73.6% b)74.1%c)75.8%d)76.5%e)77.3%
Confesso que não fiquei satisfeito com minha solução, uma vez que há a necessidade do uso de calculadora, mas não vejo outra solução, então:
a probabilidade de ocorrer uma reação alérgica decorrente de um tipo de vacina A em um adulto é de 15% e a de não ocorrer é 85%, 5/6 de 12 são 10 pessoas, como há o “pelo menos”, devemos interpretar que podem ser 10, 11 ou 12 pessoas.
P(x = 10 ou x = 11 ou x = 12) = 0,292358 + 0,301218 + 0,142242 = 0,735818 = 73,5818%
Alternativa A
Duas torneiras A e B com vazão constante, enchem um tanque em 6 horas, quando abertas simultaneamente. A torneira A, sozinha, leva 5 horas a menos que a torneira B para encher o tanque. O tempo que a torneira B sozinha, gasta para encher o tanque, em horas é:
Um levantamento realizado pelo departamento de
Recursos Humanos de uma empresa mostrou
que 18% dos seus funcionários são fumantes.
Sabendo-se que 20% dos homens e 15% das
mulheres que trabalham nessa empresa fumam,
pode-se concluir que, do total de funcionários
dessa empresa, os funcionários do sexo
masculino representam
Então Marcelo quarta-feira temos sua prova na Funec Oitis, só que estou com varias duvidas. Me ajude a resolver esse exercicio por favor :
01) Determine a função que contem os seguintes pontos:
a) A(3;5) e B(5;11)
b) M(4;3) e N(-3 ; -11)
02) Obtenha a função de 1º grau cujo grafico passa por:
a) A(0;3) e B(-1;2)
b) K(1;6) e L(-2;-3)
c) C(3;7) e D(0;0)
d) M(-1;3) e N(0;0)
Aguardo respostas.. Obrigadaa 🙂
1a)
Primeiro, vamos determinar o valor da taxa de variação, a:
Agora, vamos escolher um dos pontos para determinar o termo independente b, substituindo em y = ax + b
5 = 3.(3) + b
5 = 9 + b
b = -4
logo, a função a ser determinada é y = 3x – 4.
1b)
Primeiro, vamos determinar o valor da taxa de variação, a:
Agora, vamos escolher um dos pontos para determinar o termo independente b, substituindo em y = ax + b
3 = 2.(4) + b
3 = 8 + b
b = -5
logo, a função a ser determinada é y = 2x – 5.
2a)
Primeiro, vamos determinar o valor da taxa de variação, a:
Agora, vamos escolher um dos pontos para determinar o termo independente b, substituindo em y = ax + b
3 = 1.(0) + b
3 = 0 + b
b = 3 (observe que não haveria necessidade de calcular o valor de b pois o ponto (0,3) é um ponto sobre o eixo y, ou seja, é o b)
logo, a função a ser determinada é y = x + 3.
2b)
Primeiro, vamos determinar o valor da taxa de variação, a:
Agora, vamos escolher um dos pontos para determinar o termo independente b, substituindo em y = ax + b
6 = 3.(1) + b
6 = 3 + b
b = 3
logo, a função a ser determinada é y = 3x + 3.
2c)
Primeiro, vamos determinar o valor da taxa de variação, a:
Como o gráfico passa pela origem, (0,0), então b = 0, temos uma função linear, y = ax
logo, a função a ser determinada é:
2d)
Primeiro, vamos determinar o valor da taxa de variação, a:
Como o gráfico passa pela origem, (0,0), então b = 0, temos uma função linear, y = ax
logo, a função a ser determinada é:
11 de novembro de 2014 às 14:30 |
Boa tarde professor ! Com gentileza vc poderia me ajudar com esta questão do CEFET-MG ?
O conjunto dos valores de x ∈ IR para que log(1 – 2x)
(2 – x – x²) exista como número real é ?
16 de novembro de 2014 às 6:59 |
Logo, temos que:
, fazendo o estudo de sinais, teremos como resposta: – 2 < x < 0;
fazendo o estudo de sinais, teremos como resposta: x < 1/2;
, logo,
Fazendo o estudo de sinais que satisfaça as condições acima, teremos que:
Abraços
20 de novembro de 2014 às 13:22 |
Valeu Professor ! Abraços
7 de abril de 2014 às 19:28 |
Olá professor poderia me ajudar com essa questao do cefet.. do 1 semestre do ano de 2009
A reta r tangencia a parábola de equação y= -3x^2 – 4x + 1, no ponto P(a,b), como mostra a figura abaixo. A média aritmética das coordenadas do ponto P vale?
https://s.yimg.com/hd/answers/i/67f4334816b84f0cb732283bb8e004a3_A.jpeg?a=answers&mr=0&x=1396916478&s=35c3157f14d6ccf4185673b66858c3b4
Ps . A RESPOSTA É -1/2. Muito obrigada.
8 de junho de 2014 às 10:41 |
Primeiro vamos determinar a equação da reta que passa pelos pontos (-2,0) e (0,4) conforme o gráfico. Ao determinarmos a equação, iremos encontrar y = 2x + 4. Como a reta e a parábola possuem um ponto em comum, igualamos as funções.
Logo, iremos encontrar a equação:
Ao determinarmos as raízes, iremos ver que é uma equação com raiz dupla, x’ = -1 e que ao substituirmos o valor de x na parábola ou na equação da reta, teremos o y = 2. Esse ponto (-1,2) = (a,b) logo, a média aritmética é (-1 + 2)/2 = -1/2.
Abraços
6 de março de 2014 às 15:47 |
mtooo obrigadaaaa professor…foi de grande ajuda.. 🙂
28 de fevereiro de 2014 às 15:42 |
olá professor..poderia me ajudar com mais uma questão do cefet….
Sabe-se que o gráfico de y=f(g(x)) abaixo está fora de escala, e que esta função ,com raízes 0,1 e 3, foi obtida compondo-se as funções f(x)= |x|- 5 e g(x)= ax^2 + bx + c.
https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/v/t35/1622482_600149396740631_1574096185_o.jpg?oh=33f0a653bfa537b16e8496f9752d6e8f&oe=53129319&__gda__=1393731994_3ace13860cfb37931af7373e0925ee04
O valor de | a.b.c | é igual a
a)2^3.5
b)2.3^3
c)2.5^3
d)3.5^3
e)3^3.5
A resposta é letra d..
mtooo obrigada..
2 de março de 2014 às 6:50 |
O link que colocou dá erro, preciso ver o gráfico.
Aguardo retorno para poder ajudar!
🙂
2 de março de 2014 às 7:25 |
Acredito que o gráfico referente à questão seja esse:
http://www.geogebratube.org/student/mLTC8z5q7
Como podemos ver:
logo
como o gráfico passa pela origem, podemos concluir que pois na função y temos após o módulo – 5, o que faria com que o gráfico “descesse” 5 unidades, e como após essa “descida” ele encontra-se na origem, é porque ele encontrava-se 5 unidades acima!!!
Agora imaginemos o gráfico da parábola contínua, sem a reflexão do módulo:
http://www.geogebratube.org/student/meB5qJPVM
Iremos perceber que temos dois pontos, A(1,-10) e B(2,-10) e a função em questão seria , substituindo os pontos A e B nesta função iremos formar o sistema:
que ao ser resolvido, iremos encontrar
Logo:
🙂
27 de maio de 2014 às 17:06
Não entendi como vc achou os 2 pontos. Pode me explicar?
8 de junho de 2014 às 9:56
Ao colocarmos a função no módulo, iremos ter uma reflexão, e não teremos a parte negativa da função.
Observe que após o módulo há um -5, deslocando a função 5 pontos para baixo, e como temos a reflexão, temos um total de -10, os pontos são determinados através da imagem -10 com a função sem o módulo ficaria
igualando a função para -10 iremos encontrar as raízes 1 e 2, que nos fornecem os pontos (1,-10) e (2,-10)
Entendeu agora?
Abraços
2 de maio de 2015 às 21:08
Obrigado cara !
27 de fevereiro de 2014 às 14:55 |
Professor boa tarde sera que seria possível vc me ajudar com essa questão?
No plano cartesiano, duas retas r e s se interceptam num ponto S(x,0) e tangenciam a circunferência x²+y²=10 nos pontos P(3,p) e Q(3,q), respectivamente. Os pontos P,Q,S e O, sendo O o centro da circunferência, determinam um quadrilátero cuja área, em unidades de área é
27 de fevereiro de 2014 às 14:52 |
Professor boa tarde sera que seria possível vc me ajudar com essa questão?
No plano cartesiano, duas retas r e s se interceptam num ponto S(x,0) e tangenciam a circunferência x ²+y ²=10 nos pontos P(3,p) e Q(3,q), respectivamente. Os pontos P,Q,S e O, sendo O o centro da circunferência, determinam um quadrilátero cuja área, em unidades de área,
27 de fevereiro de 2014 às 17:50 |
Vamos primeiro visualizar a situação, temos uma circunferência de centro na origem e raio .
Sabemos que os pontos de tangencia irão formar triângulos retângulos e que o ponto S(x,0) encontra-se no eixo x, logo, temos que o quadrilátero é formado por dois triângulos congruentes e simétricos em relação ao eixo x. Basta calcular a área de um triângulo e multiplicarmos por 2!!!
O triângulo OPS é retângulo em P, usando o Teorema de Pitágoras, poderemos achar a altura relativa à hipotenusa:
, logo,
Para determinarmos o valor de x no ponto S, faremos uso das relações métricas no triângulo retângulo,
, logo
, não podemos esquecer que esse valor deve ser somado com 3 para descobrirmos o valor da abscissa, então
Agora podemos calcular a área do triângulo de base 10/3 e altura 1, sua área é bh/2 = 5/3, como são dois triângulos, a área do quadrilátero será o dobro ou seja, 10/3!!!! 🙂
Acesse: http://www.geogebratube.org/student/mu6phprhl
3 de março de 2014 às 11:14
Obrigada professor 🙂
16 de fevereiro de 2014 às 17:53 |
Ajudou mtooooo professor..mtoo obrigada 🙂
11 de fevereiro de 2014 às 18:02 |
Professor…vc poderiaa me ajudar cm essa questao do cefet ?
A função f(x)=secx.sen(2x).sen^2(x + π/2).cos(π-x).tg^2x deve ser reescrita como produto de uma constante pelas funções seno e cosseno, calculadas no mesmo valor x, como f(x)= k.(Sen^m).x.(cos^n).x. O valor de m é?
14 de fevereiro de 2014 às 13:08 |
Vejamos primeiro as seguintes igualdades:
Fazendo as devidas substituições, teremos:
, onde podemos concluir que
Espero ter atendido, 🙂
14 de dezembro de 2013 às 9:46 |
Professor, não entendi muito bem o que é pra ser feito na recuperação dada na Funec Alvorada, pode explicar, pf?
15 de dezembro de 2013 às 8:36 |
Será abordado o tópico de logaritmos, estude pelo simulado.
Baixe o arquivo Questões Comentadas II na página Equações e Inequações, fiz uma alteração no arquivo, acredito que tenha ficado mais objetivo.
Abraços!
2 de dezembro de 2013 às 12:25 |
Outra questão… Se dobrar uma quantia é aumentá-la em 100%, quadruplicar uma quantia é aumentá-la em quanto por cento?
Gostaria de saber se pensei corretamente, pois não tenho resposta da questão.
abraços.
8 de dezembro de 2013 às 6:39 |
Você irá aumentá-la em 300%!
2 de dezembro de 2013 às 12:22 |
Boa Tarde Professor … Como vai, td bem?
Estou com mais duvidas.
Qual é o numero total de palindromos de cinco algarismos? e de seis algarismos?
8 de dezembro de 2013 às 6:37 |
Palíndromo é uma palavra, frase ou qualquer outra sequência de unidades que tenha a propriedade de poder ser lida tanto da direita para a esquerda como da esquerda para a direita.
Vejamos então para o primeiro caso, de cinco algarismos, tomando as posições da esquerda para a direita:
Para a primeira posição temos 9 possíveis escolhas, o zero está descartado.
Para a segunda posição temos 10 possíveis escolhas.
Para a terceira posição temos 10 possíveis escolhas.
Para a quarta posição temos uma possível escolha pois, deverá ser o mesmo algarismo da segunda posição.
Para a quinta posição temos uma possível escolha pois, deverá ser o mesmo algarismo da primeira posição.
Logo, pelo PFC temos que 9x10x10x1x1=900 palíndromos.
Usando o mesmo raciocínio para o de seis algarismos iremos concluir pelo PFC que 9x10x10x1x1x1=900 palíndromos!!!
Assim como 5 e 6 algarismos são iguais o número de palíndromos,3 e 4 e 7 e 8…
21 de setembro de 2013 às 19:09 |
Professor estou com mais uma dúvida quanto a resolução de questões que envolvem torneiras com vazão…….e a seguinte:
Duas torneiras A e B são usadas para encher um tanque, utilizando sua vazão máxima. A torneira A, sozinha, enche o tanque em 6 horas e a torneira B, em 4 horas. Estando o tanque vazio, a torneira A é aberta durante certo tempo, até que a água atinja 1/3 do volume do tanque. Após esse tempo, as duas torneiras passam a trabalhar juntas. O tempo total gasto ara encher o tanque é igual a:
a)3H e 6 min. b)3H 12 min. c)3H 36min d)3H 40min e)3H e 48 min.
Desde já, professor lhe agradeço pela atenção.
abraços
29 de setembro de 2013 às 23:46 |
Considerando que 1/3 do tanque já foi preenchido, então temos que:
A torneira A o encherá em 240 min enquanto que a torneira B em 160 min.
Logo, são 96 min = 1h36min mais as 2h da torneira A para preencher os 1/3 do tanque, totalizando 3h36min, alternativa C.
21 de setembro de 2013 às 19:00 |
Estou com a seguinte dúvida:
Um estudo publicado este ano afirma que a probabilidade de ocorrer uma reação alérgica decorrente de um tipo de vacina A em um adulto é de 15%. A pesquisa foi publicada online por uma revista especialista na área. Considere agora, que um grupo de 12 alunos recebeu uma dose da vacina A. A probabilidade de que pelo menos 5/6 dos adultos desse grupo não apresentem reação alérgica é de aproximadamente:
a)73.6% b)74.1%c)75.8%d)76.5%e)77.3%
29 de setembro de 2013 às 23:48 |
Confesso que não fiquei satisfeito com minha solução, uma vez que há a necessidade do uso de calculadora, mas não vejo outra solução, então:
a probabilidade de ocorrer uma reação alérgica decorrente de um tipo de vacina A em um adulto é de 15% e a de não ocorrer é 85%, 5/6 de 12 são 10 pessoas, como há o “pelo menos”, devemos interpretar que podem ser 10, 11 ou 12 pessoas.
P(x = 10 ou x = 11 ou x = 12) = 0,292358 + 0,301218 + 0,142242 = 0,735818 = 73,5818%
Alternativa A
21 de setembro de 2013 às 18:22 |
Parabéns pelo excelente trabalho desempenhado e desenvolvido por você nesse presente Blog.
22 de agosto de 2013 às 15:50 |
Parabéns Marcelo pelo excelente trabalho.
18 de agosto de 2013 às 13:48 |
Duas torneiras A e B com vazão constante, enchem um tanque em 6 horas, quando abertas simultaneamente. A torneira A, sozinha, leva 5 horas a menos que a torneira B para encher o tanque. O tempo que a torneira B sozinha, gasta para encher o tanque, em horas é:
18 de agosto de 2013 às 13:57 |
Logo, 10 horas
20 de agosto de 2013 às 0:55 |
Vlw Professor.
18 de agosto de 2013 às 13:35 |
Um levantamento realizado pelo departamento de
Recursos Humanos de uma empresa mostrou
que 18% dos seus funcionários são fumantes.
Sabendo-se que 20% dos homens e 15% das
mulheres que trabalham nessa empresa fumam,
pode-se concluir que, do total de funcionários
dessa empresa, os funcionários do sexo
masculino representam
18 de agosto de 2013 às 13:51 |
0,20H + 0,15M = 0,18(H + M)
0,20H + 0,15M = 0,18H + 0,18M
0,02H = 0,03M
H = 3M/2
H + M = 1 (substituindo H por 3M/2)
3M/2 + M = 1
5m = 2
M = 2/5, logo, H = 3/5 = 60%
20 de agosto de 2013 às 0:55 |
Vlw Professor.
24 de julho de 2013 às 0:51 |
Obrigada pela ajudinha.. Valeu apena e me ajudou a entender esse exercício. Beijos
14 de julho de 2013 às 11:46 |
Então Marcelo quarta-feira temos sua prova na Funec Oitis, só que estou com varias duvidas. Me ajude a resolver esse exercicio por favor :
01) Determine a função que contem os seguintes pontos:
a) A(3;5) e B(5;11)
b) M(4;3) e N(-3 ; -11)
02) Obtenha a função de 1º grau cujo grafico passa por:
a) A(0;3) e B(-1;2)
b) K(1;6) e L(-2;-3)
c) C(3;7) e D(0;0)
d) M(-1;3) e N(0;0)
Aguardo respostas.. Obrigadaa 🙂
14 de julho de 2013 às 19:06 |
1a)
Primeiro, vamos determinar o valor da taxa de variação, a:
Agora, vamos escolher um dos pontos para determinar o termo independente b, substituindo em y = ax + b
5 = 3.(3) + b
5 = 9 + b
b = -4
logo, a função a ser determinada é y = 3x – 4.
1b)
Primeiro, vamos determinar o valor da taxa de variação, a:
Agora, vamos escolher um dos pontos para determinar o termo independente b, substituindo em y = ax + b
3 = 2.(4) + b
3 = 8 + b
b = -5
logo, a função a ser determinada é y = 2x – 5.
2a)
Primeiro, vamos determinar o valor da taxa de variação, a:
Agora, vamos escolher um dos pontos para determinar o termo independente b, substituindo em y = ax + b
3 = 1.(0) + b
3 = 0 + b
b = 3 (observe que não haveria necessidade de calcular o valor de b pois o ponto (0,3) é um ponto sobre o eixo y, ou seja, é o b)
logo, a função a ser determinada é y = x + 3.
2b)
Primeiro, vamos determinar o valor da taxa de variação, a:
Agora, vamos escolher um dos pontos para determinar o termo independente b, substituindo em y = ax + b
6 = 3.(1) + b
6 = 3 + b
b = 3
logo, a função a ser determinada é y = 3x + 3.
2c)
Primeiro, vamos determinar o valor da taxa de variação, a:
Como o gráfico passa pela origem, (0,0), então b = 0, temos uma função linear, y = ax
logo, a função a ser determinada é:
2d)
Primeiro, vamos determinar o valor da taxa de variação, a:
Como o gráfico passa pela origem, (0,0), então b = 0, temos uma função linear, y = ax
logo, a função a ser determinada é:
Bom domingo!
22 de maio de 2010 às 17:21 |
Professor quero pegar as provas corrigas e o material disponivel.
Obrigado.
21 de março de 2010 às 20:36 |
Qual a relação que se pode fazer entre um triângulo de lados raiz de 39, raiz de 5/2 e 5,1?
22 de março de 2010 às 14:45 |
O mais próximo que existe é vc determinar se o triângulo é obtusângulo, acutângulo ou retângulo. Dados a, b e c. Admitndo-se que c é o maior lado :
Se c^2 > b^2+a^2 – obtusangulo.
logo, pelos dados fornecidos pelo problema, teremos
39 > 2,5 + 26,01, ou seja, o triângulo é obtusângulo